AJUDA

Perguntas Frequentes

Encontre rapidamente respostas para as suas dúvidas na nossa página de Perguntas Frequentes.

Ajuda via Chat

Fale online com um de nossos atendentes na Ajuda via Chat.

Fale Conosco

Veja outras formas de contato com o Zona Sul na nossa página Fale Conosco.

Receba promoções diretamente em seu e-mail.

Consultores Zona Sul

O Zona Sul conta com grandes consultores para atendê-lo cada vez melhor. Conheça um pouco sobre eles:

André Guedes

André Guedes

Consultor de Queijos

Originário de Minas Gerais, André Guedes teve os primeiros contatos com laticínios com os avós e pais, que fabricavam queijos artesanais na fazenda.

Cursou o Instituto Cândido Tostes, e ao se formar foi selecionado pra ingressar na Queijaria Suíça de Nova Friburgo, onde teve a oportunidade de se especializar no IAG- Suíça em queijos maturados.
Presta consultoria para o Zona Sul desde setembro de 2007, e além disso atualmente é gerente técnico da FRIALP e consultor técnico da Vitalatte.

Cria e testa todas as dicas e receitas para o Zona Sul, e quando desenvolve uma receita procura fazê-la simples e objetiva para que qualquer pessoa possa reproduzi-la em casa sem problemas.
Acha um pecado quando os consumidores retiram a casca dos queijos Brie e Camembert para comê-los, o que acontece muito.

O trabalho de consultoria junto aos laticínios sempre o obriga a buscar e desenvolver receitas e produtos novos, e ficar antenado com as novidades da área. Mas considera essa uma obrigação prazerosa!

Rosa Nepomuceno

Rosa Nepomuceno

Consultora de Condimentos e Azeites

Paulista radicada no Rio de Janeiro é autora de quatro livros sobre especiarias e azeites, e desde julho de 2007 é consultora para condimentos, molhos e azeites do Grupo Zona Sul, no Rio de Janeiro.

Trabalhou em vários órgãos de imprensa, em Salvador, SP e RJ, com ultima passagem pelo jornalismo diário na década de 90, no Segundo Caderno de O Globo, onde escreveu sobre arte, cultura e gastronomia.

Colaborou com revistas de gastronomia como Gourmet, Menu (coluna Ervas & Especiarias), Gula (página ‘Saideira’), Vogue, Casa Vogue, Planeta, caderno Ela de O Globo.

Assina a página Temperos & Cia. na revista Estação Zona Sul. Apresentou duas séries sobre condimentos no programa Alternativa Saúde, canal GNT, em 2004/2005.

Como consultora de gastronomia & condimentos foi responsável pelos cardápios da TAM em 2005; assessorou restaurantes e eventos como nos shoppings Rio Design em 2006, e nesse ano desenvolveu o projeto de gastronomia para a Souza Cruz, no festival de inverno de Campos de Jordão.

Faz palestras em espaços culturais e escolas de gastronomia, apresenta workshops e cursos sobre o tema.

Piero Cagnin

Piero Cagnin

Consultor das Pizzarias e Spaghetterias Zona Sul


Piero chegou da Itália pela primeira vez em 1990. Nascido na cidade de Veneza, foi barman, mas logo em seguida, assumia o comando da cozinha da Trattoria da Giona e, em seguida, a do Ai Carpini.

Em 1995, voltou ao Brasil como co-proprietário do Araçá Azul pequeno restaurante de culinária mediterrânea em São Paulo, onde deliciou, durante quase três anos, os seus clientes com sua interpretação criativa e perfumada de especiarias e ervas aromáticas da exótica cozinha dos países do mar Mediterrâneo. Em 2000, assumiu o recém-inaugurado restaurante de Luciano Boseggia como um dos sub-chefes do famoso proprietário e se tornou seu braço direito até o festival que apresentaram em abril de 2001 no hotel Inter-Continental no Rio de Janeiro, onde foi contratado no mesmo ano, permanecendo até o final de 2003.

Escreveu um livro sobre receitas mediterrâneas, publicado em 2004 pela editora Record, e neste mesmo ano assumiu a cozinha da filial carioca do restaurante Gero que comandou durante um ano.

Dirigiu também o restaurante Trapiche Adelaide de Salvador e, como consultor gastronômico trabalhou no Txai Resort em Itacaré, Bahia e colaborou sempre como consultor gastronômico com os restaurantes Satyricon e Capricciosa no Rio de Janeiro.

Atualmente cozinha em eventos fechados e ministra periodicamente aulas de culinária com a UniRio e o Espaço Carioca de Gastronomia, sendo de relevante importância a pesquisa sobre gastronomia, principalmente sobre as especiarias e sua arqueologia culinária.

Desde agosto de 2012 é nosso consultor. Piero escolhe cada ingrediente pessoalmente quando desenvolve receitas exclusivas. Esse cuidado e atenção é possivel constatar nas Pizzarias e Spaghetterias Zona Sul.  

Celio Alzer

Celio Alzer

Consultor de Vinhos Zona Sul

Nascido e criado no Rio, começou a beber vinho quando as possibilidades de escolha eram muito reduzidas – e bastante medíocres, diga-se de passagem.
Em 1983, então como produtor musical da Rádio Jornal do Brasil, soube da existência da recém-fundada Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e juntou-se ao grupo. A partir daí, mergulhou fundo no estudo e na degustação de vinhos. Gostou tanto que, dois anos depois, começava a dar aulas na associação.

Companheiro de primeira hora do fundador da ABS, Danio Braga, com ele escreveu o livro “Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos”, publicado pela José Olympio. Em 1996 traduziu “Teoria e Prática da Degustação de Vinhos” do mestre italiano Giancarlo Bossi.

Sua ligação com o Zona Sul vem do início dos anos 2000, quando produziu e apresentou com Danio o programa de rádio “Falando de Vinhos”, patrocinado pelo Zona Sul. Durou dois anos e meio, e acabou se transformando num livro com o mesmo nome, editado pelo SENAC Rio, em 2003. Uma nova passagem pelo rádio aconteceria entre 2010 e 2011 com o programa “Adega”, da Sul-América Paradiso.

Foi professor dos comissários da Varig durante três anos; consultor da Vale (do Rio Doce); e autor de várias cartas de vinhos de restaurantes no Rio, Niterói, Búzios e Cabo Frio. Em 2009 lançou um projeto inédito no Brasil: o “Jogo do Vinho” – jogo de tabuleiro com 1.000 perguntas e respostas sobre sua bebida preferida.

Até hoje é professor da ABS-Rio, portador da carteirinha nº 3 – o que o orgulha muito. Não trabalha mais com música, mas não dispensa um bom disco de jazz – certamente acompanhado de um vinho muito melhor do que aquele que bebia no passado.


Hoje faz parte do grupo de consultores do Zona Sul onde auxilia na escolha de rótulos e treina os masters de vinhos que são colaboradores que tem objetivo de tirar dúvidas dos clientes sobre os vinhos e harmonizações.